TENDÊNCIA
No mapa-mundi do luxo
Entre os 10 países com mais milionários do mundo, Brasil vira alvo de empresas que oferecem viagens de alto padrão; por aqui, empresários brasileiros criam seu próprio grupo de viagens
Maria Izabel Reigada
O aumento do número de brasileiros incorporando a chamada classe média é notícia frequente na mídia nacional. Mas as mesmas pesquisas mostram que a classe média não é a única a “engordar” no país. De 2005 a 2010, 12 milhões de brasileiros ingressaram nas classes A e B, o topo da pirâmide social. Juntas, elas representam 21% da população nacional, algo em torno de 42 milhões de pessoas, e um universo bastante heterogêneo. No topo dele, no entanto, estão os mais de 130 mil brasileiros com investimentos superiores a US$ 1 milhão, que colocaram o Brasil, desde 2009, na décima posição entre os países com mais contas bancárias dotadas de pelo menos seis zeros.
São dados como esses, publicados no Observatório Brasil 2011, realizado pelo sexto ano pela Ipsos Public Affairs, que facilitaram o trabalho da idealizadora do primeiro salão de viagens e turismo de luxo do Brasil, a Travelweek São Paulo, que ocorreu no último mês de abril, com dias dedicados a profissionais do setor, mas aberto ao público no final de semana. Carolina Perez, que por 17 meses pensou e desenhou o evento, definido por ela como “exposição” em lugar da palavra “feira”, tratou pessoalmente com cada um dos expositores, em sua maioria, meios de hospedagem de todo o mundo. “O Brasil é um país imenso e essas marcas tinham muita dificuldade em se promover aqui, realizando ações isoladas com resultados pouco animadores”, conta Carolina. “Mas eles queriam estar aqui, porque o Brasil já está no mapa-mundi do luxo”, acrescenta, destacando que em abril de 2012 o Pavilhão da Bienal recebe a segunda edição do evento.
Os números do mercado brasileiro atraíram cerca de 350 marcas, entre elas, por exemplo, a Silversea, dona de seis embarcações do tipo small ships, que navegam pelo Mediterrâneo, Caribe e Ásia, entre outros destinos. O vice-presidente da empresa, Steve Tucker, fez sua primeira visita ao Brasil, apresentando ao lado da gerente de Marketing e Vendas da Siversea no país, Márcia Chiota, o calendário de cruzeiros eno-gastronômicos para este ano. “Graças a nossa parceria com a Relais & Châteaux, podemos oferecer cursos exclusivos e eventos gastronômicos, com a participação dos melhores chefs do mundo”, conta a gerente, ressaltando que os seis navios Silversea contam com restaurantes da grife Relais & Châteaux.
Luxo em alto mar, mas também em cruzeiros fluviais. A Aqua Expeditions, do Peru, aposta nas experiências proporcionada pelos cenários da Amazônia Peruana. Dona do Aqua, embarcação para 24 passageiros e 18 tripulantes que faz roteiros de três, quatro ou sete noites pela Amazônia Peruana, a empresa lançou no mercado brasileiro sua segunda embarcação, o Aria, com 12 suites, as menores com 230 metros quadrados. A bordo, o melhor da gastronomia e excelência nos serviços, mas é fora do barco que os passageiros vivem experiências únicas, com programas de avistagem de pássaros, nadar com botos e alimentar peixes-boi, entre uma visita e outra às comunidades ribeirinhas.
Muito mais que uma cama
Modernos, clássicos, butiques ou históricos, os meios de hospedagem capricham em mimos e detalhes para conquistarem clientes de alto padrão. E o viajante mais experiente sabe que muito mais do que torneiras banhadas a ouro ou talheres de prata, é a excelência nos serviços que classifica um hotel como de alto padrão – ou “cinco estrelas”. O Hotel Villa Magna, de Madri, que pertence à The Leading Hotels of the World, sabe que reformas não combinam com serviço primoroso e não hesitou em permanecer um ano e meio fechado para realizar as modernizações necessárias. Próximo à Calle Serrano, rua mais luxuosa da Espanha, o hotel reabriu suas portas em 2009. “Seria impossível manter o padrão de qualidade que oferecemos a nossos hóspedes enquanto reformávamos nossas instalações”, conta a diretora de Vendas e Marketing do hotel espanhol, Fiorella Simões. “Fechar, ainda que por tanto tempo, foi um investimento”, analisa.
Na vizinha Portugal, o hotel butique Vila Joya, em Albufeira, no Algarve, esbanja qualidade nos serviços em um dos cenários mais bonitos do litoral português. Uma espécie de palácio mourisco, o Vila Joya aposta na diversidade de experiências que pode oferecer aos hóspedes de seus 20 apartamentos e suítes e promove um festival gastronômico dos mais refinados do planeta – nada muito complicado para o hotel cujo restaurante tem duas estrelas Michelin. O Tributo a Cláudia, nome do festival, já reuniu em suas cinco edições mais de 70 chefs de diferentes partes do mundo. Em 2012, o evento ocorre entre 13 e 22 de janeiro, e a programação será apresentada em outubro (http://www.tributetoclaudia.com)./
Mas nem só de hospedagem em castelos e palácios vive o luxo. Em tempos de valorização das experiências, a operadora A Season Away, associada à rede de agências de luxo Virtuoso, promete a lifetime experience a seus passageiros. As viagens podem durar de uma semana a meses e os clientes hospedam-se em vilas e apartamentos de alto padrão em regiões como Toscana, Costa Amalfitana ou Umbria, na Itália, ou ainda Provence, St. Tropez ou Paris, na França. Os hóspedes têm o acompanhamento dos “villa hosts”, funcionários que conhecem como locais a região visitada, garantindo as melhores experiências para os passageiros. Especializada nesses dois destinos – Itália e França –, a operadora planeja ampliar a área de atuação para a Espanha, sem pressa. Afinal, especializar-se é uma das primeiras regras para quem quer atender os passageiros que não precisam se preocupar com as contas da viagem.
Luxo como matéria-prima
Não é só o mercado internacional que tem prestado atenção ao crescimento no número de milionários aqui no Brasil. Internamente, o tema não é novidade e mesmo empresas que não nasceram para atender o segmento de viagens de alto padrão já tratam de se especializar nessa área. Tarefa árdua, já que se trata do consumidor mais exigente do mercado. Uma das principais operadoras de intercâmbio estudantil do Brasil, a CI, acaba de lançar viagens premium. No produto Intercâmbio Teen Premium, com aulas de inglês na Inglaterra e passeios em Paris, Monte Carlos, Nice ou Cannes, para jovens com idade entre 13 e 17 anos. As aulas de inglês ocorrem na tradicional escola Tasis, de 1956, e as opções de tours adicionais incluem, por exemplo, um passeio pelo Festival de Cannes. Os preços começam em sete mil libras e dois profissionais da CI acompanham os adolescentes em toda a viagem.
Tanto quanto qualidade, exclusividade combina muito bem com as viagens de alto padrão. Em busca disso, o Grupo deLíderes Empresariais (LIDE) associou-se à agência B360, que pertence ao Student Travel Bureau, na criação do Lide Exclusive Travel. “Nosso desafio foi fazer um roteiro superexclusivo em lugares clássicos, e não exóticos. Buscamos o melhor de cada local em restaurante, evento, veículo”, disse no lançamento, em maio último, o presidente do LIDE, João Doria Jr. São quatro propostas iniciais de viagens baseadas nas experiências: Nova York, Paris, Londres e Milão com Florença. “Os roteiros são para até cinco casais, para que o associado LIDE reúna as pessoas que gosta, aquelas com quem tem afinidade”, diz Doria Jr. Os primeiros casais viajam em setembro, em roteiro para Paris, com restaurantes estrelados no Michelin e visita ao Espaço Cultural Louis Vuitton incluídos. Crianças estão vetadas e os preços, por pessoa, começam em US$ 16 mil. Pela parceria com a Amex, as viagens podem ser parceladas em dez vezes.
Reconhecida como uma das pioneiras no que define como “viagens personalizadas”, a Teresa Perez Tours comemora 20 anos apostando na combinação de qualidade dos produtos e serviços e feedback dos passageiros. “Este ano, especialmente, queremos saber como nossos clientes avaliam as viagens. Os resultados das pesquisas validam dados de suma importância para mantermos nosso padrão”, conta o presidente da operadora, Tomas Perez. No catálogo de experiências comercializadas pela empresa, viagens em Ferrari pela Itália, estadia em ilhas privadas no Caribe e hospedagem em castelos na Espanha, além do credenciamento para vender no Brasil as viagens ao espaço da Virgin Galactic, que podem começar em 2012.
Embora também tenha acreditado desde o início, há 15 anos, nas viagens personalizadas, a Be Happy Viagens, agência de São Paulo, especializou-se em roteiros de alto padrão, com destaque para os programas de lua de mel, nos últimos cinco anos. “Nosso atendimento nos encaminhou para as classes A e B”, conta a proprietária da agência, Jacqueline Dallal Mikahil. “Hoje procuramos como parceiros as operadoras e os hotéis que oferecem algo mais a nossos passageiros, sofisticando nosso produto. Vender é uma consequência da consultoria que realizamos”, conta a dona da agência, com cerca de 85% de seus passageiros embarcando em roteiros internacionais. “Ilha Maurício combinada com África do Sul foi destaque em 2010 e, neste ano, vemos crescendo as vendas para ilhas exóticas, no Índico, voando por Dubai”, conta. “A maioria dos casais não quer apenas relaxamento. Eles querem experiências. Percebendo isso, viramos a agência do coração”, diz, mostrando o livro sobre destinos de lua de mel que publicou neste ano.
Um “olhar” sobre as viagens de alto padrão
• O turismo de luxo representa 3% da movimentação mundial de turistas, mas responde por 25% dos gastos.
• São 25 milhões de viagens de luxo, anualmente, movimentando US$ 180 bilhões.
• Turistas de luxo fazem, em média, três viagens internacionais de férias a cada ano.
• O gasto médio por turista de luxo em viagem é de US$ 7,2 mil, contra os US$ 865 gastos pelo turista padrão.
• A grife hoteleira Relais & Châteaux viu aumentar em 8% o número de pernoites em seus 500 estabelecimentos em 2010. A receita cresceu 5%, sendo que na América Latina o aumento foi de 10%.
• Associada a agências de viagens de alto padrão, a marca Virtuoso conta com mais de 300 agências em 22 países, com faturamento de US$ 5,1 bilhões em 2010. Trata-se de uma espécie de grife adotada pelas agências que oferecem produtos de alto padrão, depois de participarem dos treinamentos para isso.
(Fontes: OMT, Relais & Châteaux e Virtuoso)
Para saber mais:
Aqua Expeditions – www.aquaexpeditions.com
A Season Away – www.aseasonaway.com
Be Happy – www.behappyviagens.com.br
CI – www.ci.com.br
Lide Exclusive Travel – www.lidebr.com.br e www.b360travel.com
Silversea Cruises – www.silversea.com
Teresa Perez Tours – www.teresaperez.com.br
Villa Magna Hotel – www.hotelvillamagna.com
Vila Joya – www.vilajoya.com
Oi Jacqueline,
ResponderExcluirAcabei de mandar um email para Be Happy.
Como faço para falar com você?
Aguardo seu retorno.
Bjo!