quinta-feira, 7 de junho de 2012

BE HAPPY NO BLOG PANROTAS: GUIA PRÁTICO DA LUA DE MEL!





GUIA PRÁTICO DA LUA DE MEL E DA VIAGEM ROMÂNTICA

Para muitos, esta é a primeira grande viagem. Para outros, a primeira internacional. Para os mais experimentados, pode ser a mais especial de muitas.

Mas é sempre cercada de planos, expectativas, sonhos. E bem conduzida, será inesquecível como se espera. Quem é ela? A viagem de lua de mel, claro.
Mas não leve gato por lebre. Planeje-se, compartilhe e vá a luta para conseguir ter a lua de mel dos seus sonhos. Ou a viagem romântica que você e seu companheiro merecem.

O que fazer?

Depois de passar meses preparando a nova casa e o casamento, é fundamental dar um tempo acompanhado daquele ou daquela que se escolheu. A lua de mel, nesse caso, funciona como um rito de passagem, da vida de solteiro para a vida a dois.
“A maior parte chega à agência sem uma ideia precisa do que quer. Aí é onde entra a sensibilidade do profissional de turismo em buscar compreender o perfil do casal”, explica Jacqueline Dallal Mikahil, da Be Happy Viagens, agência de viagens especializada em lua de mel com sede em São Paulo.
Com 15 anos de mercado, há quatro a Be Happy detectou o crescimento do segmento de lua de mel e sua vocação para esse tipo de produto e partiu para a segmentação.

Como fazer?

“Fazemos na verdade uma consultoria para o casal ou envolvidos no processo de escolha da viagem”, diz a executiva, que realiza entre cinco a seis viagens por ano para atualizar seu portfólio de produtos e destinos. “Não vendemos excursões, uma vez que se trata de um público que busca privacidade, fazemos roteiros exclusivos”, explica a especialista.
“Costumo dizer que noivo e noiva são rei e rainha por um bom tempo, e sem demagogia”. Isso porque, segundo ela, por mais de um ano, enquanto dura todo o processo de decisão e preparação do casamento, eles são o centro das atenções das famílias.
E a lua de mel tem de ser uma continuidade e não uma quebra abrupta disso. “Por isso, buscamos entender o casal e ver o que se encaixa com seu perfil dentro de suas possibilidades”, continua.

Para onde ir?

A jornalista Maristela do Valle, especializada em turismo que atuou durante muitos anos na Folha de S. Paulo e nos títulos de turismo da Editora Abril, acabou aproveitando sua especialidade para escrever o livro “Lua de Mel – Como Planejar sua Viagem”. Ela aconselha o casal a conversar bastante entre si. Isso porque na lua de mel uma combinação de estilo, destino e acomodação conta muito.

A atmosfera local é fundamental para que o casal consiga se desligar da vida que está deixando para trás, assim como o conforto, já que se trata de uma viagem mais que especial.
Unir uma praia com uma grande cidade, relaxamento com compras, conhecimento com descanso, de preferência juntando dois destinos, costuma ser o tipo de programa mais procurado por casais em lua de mel, segundo apurou a Vamos Lá.

Aí entram roteiros que unem, por exemplo, Maldivas (praia) com Dubai (cidade e centro de compras), Toscana (conhecimento e história) com Costa Amalfitana (praia e belezas naturais), na Itália, Ilhas Maurício (praia) com África do Sul (safári) e por aí vai.

De presente

Cada vez mais comum e possível, o serviço de lista de casamento vai tomando volume nas agências de viagens e operadoras de turismo para ajudar os noivos a realizarem a viagem dos seus sonhos. Ele é mais procurado em casos em para o casal que já tem casa montada ou que prioriza a viagem a esse item, uma vez que ele costuma substituir as listas de presentes.

Segundo a CVC Turismo, os noivos gerenciam sua viagem da mesma maneira que fariam com os presentes tradicionais das lojas de utilidades. Só que, nesse caso, os convidados adquirem cotas da viagem dos noivos. E os créditos acumulados são utilizados para adquirir uma viagem.
Como o casal ainda não sabe quanto conseguirá arrecadar e as reservas precisam ser feitas, eles partem de um valor para o pacote que gostariam de ter e fazem sua escolha. Se faltar, o preço deverá ser completado. Se sobrar, em geral aproveitam para levar o crédito e aproveitar ainda mais a viagem.

Dez dicas para a lua de mel ideal

1) Faça suas contas – projete com antecedência quanto vocês têm para gastar com a viagem. Uma ideia, caso o orçamento esteja curto, é contar com uma parte da lista de presentes em dinheiro.

2) Discuta suas idéias sobre a viagem perfeita – quem gosta de esportes? Quem gosta de sol? Quem gostaria de explorar um destino exótico? Faça uma lista das coisas que mais agradam ambos e compare. O casamento vai exigir uma série de acordos e esta é uma boa ocasião para começar.

3) Escolha seus destino – ao fazer o orçamento da viagem, lembre que muitos lugares ajustam suas tarifas sazonalmente. Por exemplo, é mais barato visitar o Caribe com o clima mais morno, e os ski resorts que oferecem muitas atividades (menos a neve) no verão, serão também mais baratos.

4) Use um agente de viagens – sem gerar custo adicional, você pode fazer todos os arranjos da viagem sem grandes preocupações. Além disso, se algo der errado, você vai ter alguém para socorrê-lo.

5) Se for viajar para o Exterior, antecipe a retirada do passaporte e dos vistos – se forem necessárias vacinas, não deixe de tomar com a antecedência exigida. Para evitar confusão, as mulheres devem fazer a reserva com o nome de solteira e a mudança, se for o caso, somente e após o retorno da viagem.

6) No ato das reservas, informe que você está em lua de mel – as pessoas e locais vão querer agradar (esperando seu retorno, quem sabe). Você poderá receber um upgrade para um quarto melhor sem custo, receber de boas-vindas uma garrafa de champanhe e outras surpresas.

7) Proteja sua privacidade – isto é especialmente importante se você escolheu um destination wedding onde os convidados podem permanecer por perto. A lua de mel é somente para o casal e ponto. Sem crianças, sem animais e sem companhia.

8) Leve dinheiro além do que você acha que precisa – para descomplicar as coisas, você pode optar por pagar tudo com antecedência, ou selecionar um resort “all-inclusive”, que usualmente cobre alimentação, hospedagem, atividades, bebidas, traslados, gorjetas etc.

9) Reserve tempo para não fazer nada – mesmo sendo ótimo saber que você tem várias opções de coisas para ver e fazer, isto é, afinal, uma lua de mel.

10) Aproveite a paixão – a lua de mel não precisa estar restrita ao casamento. Pode ser uma viagem romântica para aproveitar um momento especial do casal. Também pode ser uma celebração por um novo casamento, um aniversário de bodas e por aí vai. Ocasiões não faltam. Destinos também não.

http://blog.panrotas.com.br/vamosla/?cat=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário