terça-feira, 19 de maio de 2009

FALTA POUCO PARA A ISENÇÃO DO VISTO AMERICANO PARA BRASILEIROS

As reuniões da US Travel Association com o governo americano para tratar de temas como o Visa Waiver Program, que isenta alguns países da exigência de visto para os EUA, estão chegando ao momento decisivo para saber se o Brasil entrará no programa.
O momento é único, pois tudo está a favor do Brasil: o índice de recusa de vistos caiu de 13% para 5%; dos 20 maiores mercados de emissores de turistas para os EUA o Brasil foi o único que manteve crescimento em 2009 (13% até abril, enquanto o número mundial caiu 10%) e o governo americano vê com bons olhos essa inclusão. Um pouco de pressão (ou pedido) do governo brasileiro ajudaria no processo.
Caso o Brasil entre no programa, pela Lei de Reciprocidade o País deveria fazer o mesmo com os americanos e deixar de exigir vistos. O que provaria que é mesmo a lei que rege a decisão do Itamaraty em exigir visto de americanos e não a receita gerada com taxas. Segundo alguns participantes das reuniões com o governo americano, a chance de o Brasil entrar no programa Visa Waiver é de 90%.
Com relação às taxas, hoje o governo americano cobra US$ 131 para a emissão de vistos. Para os países do programa de Visa Waiver não ha cobrança, mas será criada uma taxa de US$ 10, paga a cada dois anos.
Vamos torcer para que o Brasil finalmente consiga entrar nesse programa!

4 comentários:

  1. jaque adorei vc no universo de blog!!!!!
    sobre o visto isso ia ser uma maravilha
    bjos marcela

    ResponderExcluir
  2. putz, o meu chegou hj aqui em casa... e foi uma correria federal. seria uma boa mesmo que nao precisasse mais esse mundo de papéis. E acho que eu deveria ter lido este post antes, heheheh. Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Eu não acho uma boa, pois isso só acarretaria mais desemprego no Mundo.....Muita gente depende disso para sobreviver e como farão ?
    Acho que deverão rever isso.

    ResponderExcluir
  4. E so hj estou pesquisando sobre o assunto e achei uma maravilha ja que o obama vai pro brasil quem sabe ele asina algo ai.... que favoreca ao dois paises......e so cruzar o dedo na reta final....

    ResponderExcluir